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DIVULGAÇÃO

201

Orientação Sexual, Identidade e Expressão de Género e Características Sexuais à Nascença (OIEC)
Preço: Associado/a: 40€ Não Associado/a: 85€ - Transferência bancária para o IBAN PT50003503550003809353096

Curso

 

25.0 horas

 

e-learning

 

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

ZOOM

Embora os conceitos de igualdade de género, identidade e expressão de género sejam comuns no discurso atual em contexto escolar e junto de jovens, parece existir ainda a necessidade de clarificar conceitos e práticas, no sentido de promover o direito à autodeterminação da IG, e combater a discriminação ...
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Ref. 183t1-23/24 Inscrições abertas até 13-05-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-122005/23

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 14-05-2024

Fim: 06-06-2024

Regime: e-learning

Local: ZOOM

Formador

Paula Alexandrina Ribeiro Allen

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Enquadramento

Embora os conceitos de igualdade de género, identidade e expressão de género sejam comuns no discurso atual em contexto escolar e junto de jovens, parece existir ainda a necessidade de clarificar conceitos e práticas, no sentido de promover o direito à autodeterminação da IG, e combater a discriminação OIEC. Apesar dos avanços legislativos e das medidas em curso, a violência e a discriminação persistem, em diversas etapas e contextos da vida das pessoas, com riscos e ameaças ao exercício dos seus direitos fundamentais. Assim, a discriminação- OIEC faz parte dos problemas que devemos combater coletivamente e de forma ativa, nomeadamente em contexto escolar. A Lei n.º 60/2009, de 6 de agosto, que estabelece o regime de aplicação da educação sexual em meio escolar, aponta, entre as suas finalidades, a valorização da sexualidade e afetividade entre as pessoas no desenvolvimento individual, respeitando o pluralismo das conceções existentes na sociedade portuguesa; a melhoria dos relacionamentos afetivo-sexuais de jovens; o respeito pela diferença entre as pessoas e pelas diferentes orientações sexuais; a eliminação de comportamentos baseados na discriminação sexual ou na violência em função do sexo ou orientação sexual, aspetos a ser trabalhados ao longo da escolaridade e que contribuem para a promoção da vivência segura e saudável da sexualidade, combatendo a violência e a discriminação. Por seu lado, a Lei n.º 38/2018, de 7 de agosto, que estabelece o direito à autodeterminação da IG e expressão de género e o direito à proteção das características sexuais de cada pessoa, expresso no nº 1, do artigo 12.º.

Objetivos

São objetivos gerais desta formação: - Aquisição ou reforço da sensibilidade e do conhecimento sobre as pessoas LGBTI +; - Aquisição ou reforço do conhecimento e da qualificação dos/as profissionais da educação para as especificidades da intervenção junto de pessoas LGBTI+; - Aquisição ou reforço de um conjunto de conhecimentos e de competências que permita realizar o trabalho, na área da educação, com pessoas LGBTI+, de forma rigorosa, dinâmica e crítica.

Conteúdos

Módulo 1 CONHECIMENTO . Conceitos específicos sobre orientação sexual e identidade e expressão de género; Insulto, invisibilidade e isolamento com base na orientação sexual; . Pessoas trans e identidade de género; . Definição da discriminação em função da orientação sexual da identidade de género e das caraterísticas sexuais à nascença; . A importância da terminologia; . Sinais sociais evidentes de discriminação; . Discriminação direta v. indireta; . Saber identificar a discriminação; . Desconstrução de estereótipos baseados no género e na orientação sexual. Módulo 2 CONSCIÊNCIA . Atividades de ampliação da consciência de si (enquanto profissional) e desconstrução de estereótipos baseados no género e na orientação sexual; . Atividades de ampliação da consciência do/a outro/a (discussão de vídeos e testemunhos); . Contextualização sobre a população LGBTI+ em Portugal: legislação e discriminação; . O quadro jurídico em Portugal; . A importância dos Direitos Humanos e o enquadramento internacional; . Conceito de crimes de ódio; . Impacto nas vítimas e sociedade; . Conceito e enquadramento da violência doméstica; . Mitos sobre a violência doméstica entre pessoas do mesmo sexo. Módulo 3 COMPETÊNCIAS . Micro-agressões com base na orientação sexual e identidade e expressão de género; . Boas práticas no trabalho com pessoas LGBTI+; . Guidelines nacionais e internacionais; . Materiais de apoio; . Especificidades e recursos para vítimas de violência doméstica LGBTI; . Competências e instrumentos para combater a discriminação; . Produtos transferíveis (ex: manuais de boas práticas, códigos de conduta); . Parcerias com outros setores e trabalho em rede com ONGs.

Metodologias

As sessões serão teórico-prática e serão utilizadas metodologias expositivas, interrogativas e ativas (tempestade de ideias, estudo de casos, jogo de papéis, trabalhos individuais e de grupo, etc.)

Avaliação

- Participação nas atividades(30%) - Realização das atividades práticas (30%) - Relatório final de reflexão crítica (40%) - De acordo com o Art. 46.º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC- os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente

Bibliografia

Coleman, E., Bockting, W., Botzer, M., ... & Monstrey, S. (2012). Standards of Care for the Heatlh of Transsexual, Transgender, Gender-nonconforming people. International Journal of Transgenderism;Moleiro, C., Pinto, N., Oliveira, J. M. D., & Santos, M. H. (2016). Violência doméstica: boas práticas no apoio a vítimas LGBT: Boas práticas para profissionais de estruturas de apoio a vítimas. Lisboa: Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género; OPP (2017). Guia Orientador da Intervenção Psicológica Com Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais e Trans (LGBT); American Psychological Association. (2012). Guidelines for psychological practice with lesbian, gay, and bisexual clients. Ameri Psychologist;BUTLER, Judith. Críticamente subversiva. In: JIMÉNEZ, Rafael M. Mérida. Sexualidades transgresoras. Una antología de estudio queer. Barcelona: Icária editorial, 2002;BUTLER, Judith. Problemas de Gênero. Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008; MISKOLCI, Richard. A teoria queer e a sociologia: o desafio de uma analítica da normalização. Sociologias. Porto Alegre, ano 11 1, n. 29, 2009.


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-05-2024 (Terça-feira) 18:30 - 22:00 3:30 Online síncrona
2 16-05-2024 (Quinta-feira) 18:30 - 22:00 3:30 Online síncrona
3 21-05-2024 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
4 23-05-2024 (Quinta-feira) 18:30 - 22:00 3:30 Online síncrona
5 27-05-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 22:00 3:30 Online síncrona
6 29-05-2024 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
7 04-06-2024 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
8 06-06-2024 (Quinta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona

INSCREVER-ME
215

OS 10 MANDAMENTOS DA ESCRITA CRIATIVA
Preço: Associado/a:12.5 € Não Associado/a:25€ TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA Para o IBAN PT50003503550003809353096

ACD

 

6.0 horas

 

e-learning

 

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

ZOOM

É conhecida a grande relevância das operações cognitivas no processo criativo e como o estímulo da criatividade leva a um bom nível de desenvolvimento intelectual e à possibilidade de usar estratégias de pensamento que impactam positivamente no desenvolvimento de competências comunicativas, designadamente ...
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Ref. 195t1-23/24 Inscrições abertas até 10-05-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: ACD14

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 18-05-2024

Fim: 25-05-2024

Regime: e-learning

Local: ZOOM

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Enquadramento

É conhecida a grande relevância das operações cognitivas no processo criativo e como o estímulo da criatividade leva a um bom nível de desenvolvimento intelectual e à possibilidade de usar estratégias de pensamento que impactam positivamente no desenvolvimento de competências comunicativas, designadamente de escrita e da leitura. O formador orientará os participantes através da aplicação de estratégias pedagógicas e métodos de criação potenciadores de uma escrita original e de qualidade sobre a prática da escrita criativa, a construção de ambientes estimulantes e o desbloqueio para a escrita, desenvolvendo, assim, melhores competências comunicativas.

Objetivos

Escrever bem e de forma criativa é, mais do que nunca, uma ferramenta fundamental em todas as áreas, quer pessoais, quer profissionais. Esta ação formativa sobre Escrita Criativa tem como objetivos fundamentais: - Fazer de cada um dos participantes alguém capaz de escrever textos originais e ter flexibilidade criativa para se adaptar a qualquer tipo de composição escrita. - Estimular a aplicação dos princípios de geração de ideias. - Estimular a criatividade, a imaginação e sensibilidade. - Desenvolver a competência linguística.

Conteúdos

-Esta ação pretende estabelecer orientações sobre a prática da escrita criativa, a construção do ambiente estimulante, o desbloqueio para a escrita. -Serão realizadas abordagens ativas e métodos de criação potenciadores de uma escrita original e de qualidade. Mas, afinal, o que é a Escrita Criativa? Para que serve? Como poderei escrever melhor? Como poderei comunicar melhor por escrito? O que conquista um leitor? A resposta a estas e a muitas outras perguntas será dada nesta ação formativa, dinamizada por um escritor que já vendeu mais de um milhão de livros em todo o mundo.

Metodologias

Teórica-Prática

Avaliação

- Instrumentos de avaliação dos formandos: - Registo da assiduidade - Participação dos formandos

Modelo

Questionário de avaliação aplicado aos participantes na ACD

Bibliografia

BARBEIRO, Luís F. T. (1994). Consciência Metalinguística e Expressão Escrita. Porto, Edições Asa FREITAS, Pedro Chagas(2022). A Raridade das Coisas Banais. Oficina do Livro. MORAIS, M. F. (2001) – Definição e Avaliação da Criatividade. Braga Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho NORTON, C. (2001) - Os Mecanismos da Escrita Criativa Lisboa, Temas e Debates


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-05-2024 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Online síncrona
2 25-05-2024 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Online síncrona

INSCREVER-ME
216

A utilização da Inteligência Artificial no Ensino da Música
Preço: Associado/a: 40€ Não Associado/a: 85€ - TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA para o IBAN PT50003503550003809353096

Curso

 

25.0 horas

 

e-learning

 

Professores de Grupos de recrutamento 250, 610, M01 a M32.

online-zoom

A Inteligência Artificial já existe há alguns anos, mas desde o início de 2023 houve uma explosão na utilização desta tecnologia, que tem sido transversal a todas as áreas sociais, incluindo a cultura, a música e a educação. Esta realidade afeta potencialmente a forma como os músicos iniciantes abordam a ...
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Ref. 179T2 23/24 Inscrições abertas até 24-05-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-121205/23

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 28-05-2024

Fim: 26-06-2024

Regime: e-learning

Local: online-zoom

Formador

Francesco Luciani

Destinatários

Professores de Grupos de recrutamento 250, 610, M01 a M32.

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Grupos de recrutamento 250, 610, M01 a M32.. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Grupos de recrutamento 250, 610, M01 a M32..

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Enquadramento

A Inteligência Artificial já existe há alguns anos, mas desde o início de 2023 houve uma explosão na utilização desta tecnologia, que tem sido transversal a todas as áreas sociais, incluindo a cultura, a música e a educação. Esta realidade afeta potencialmente a forma como os músicos iniciantes abordam a aprendizagem da música e de um instrumento musical, e irá, inevitavelmente, ter impacto na forma como a educação musical e o ensino da música serão ministrados num futuro que talvez pode não estar assim tão distante. Atualmente já é possível usar a Inteligência Artificial (IA) para pesquisar músicas através de acordes, visualizar diagramas de acordes e partituras e separar fontes de som em diferentes músicas. Portanto, podemos dizer que a IA está a abrir novas possibilidades para o ensino musical. De facto, a nível internacional os estudos mais recentes já começam a evidenciar que pode já não existir uma abordagem uniforme e padronizada às aulas de música. Por outro lado, os investigadores sublinham que a evolução tecnológica proporciona mais oportunidades para personalizar as metodologias e criar novas formas e paradigmas de aprendizagem musical. O curso "A utilização da Inteligência Artificial no Ensino da Música" tem por objetivo principal ajudar os professores de música, educação musical e do ensino artístico especializado, a refletir sobre esta nova realidade e sobre a forma como podem adotar e adaptar as tecnologias ligadas à IA à sua forma de ensinar e trabalhar diferentes músicas e estilos musicais com os seus alunos.

Objetivos

No final da ação de formação, os formandos serão capazes de: 1. Refletir sobre o papel da Inteligência Artificial (IA) na Educação e as mudanças que esta nova realidade pode implicar ao nível do ensino-aprendizagem. 2. Compreender como é que a crescente utilização da IA na criação e produção musical em geral pode influenciar a perceção que os alunos de música e instrumento têm sobre a música e a aprendizagem musical. 3. Perceber como é que a IA pode ser utilizada no âmbito do ensino da música. 4. Ser capazes de entender como podem utilizar ferramentas de IA básicas para criar recursos didáticos musicais simples de apoio às suas aulas.

Conteúdos

Módulo 1 | A Inteligência Artificial no Ensino e Aprendizagem Possibilidades da IA para o Ensino; A ética da utilização da IA no Ensino; O presente e o futuro da IA na Aprendizagem; O impacto da IA nos modelos de Ensino-Aprendizagem; Exemplos internacionais de utilização da IA na Educação Módulo 2 | A Inteligência Artificial na Música O impacto da IA na criação musical vs o impacto da IA na performance musical; Os desafios da IA para a criatividade e criação musical; Perspetivas de futuro: a IA e o mundo da Música Módulo 3 | A Inteligência Artificial e o Ensino da Música O contributo da IA para o Ensino e aprendizagem da música Ferramentas IA para o Ensino da Música Exemplos da utilização da IA para a criação de recursos didáticos musicais

Metodologias

O curso tem caráter teórico-prático, desenvolvendo-se em ambiente e-Learning. Plataformas a utilizar ao longo da formação: · Moodle (sessões assíncronas); · Zoom (sessões síncronas). SESSÕES ASSÍNCRONAS Ferramentas didáticas a utilizar: · Recursos multimédia (som e vídeo), · e-Manuais digitais (material escrito sob a forma de manual digital), · Perguntas de resposta aberta, · Fóruns, · Glossários, · Salas de discussão, · Formulários, · Email. Tutoria do formador: · Intervenções nos fóruns e salas de conversação, · Resposta a mensagens com dúvidas e outras solicitações sobre o curso. SESSÕES SÍNCRONAS Metodologia: · Dinâmicas de grupo; · Pequenos debates que visam sedimentar conhecimentos e esclarecer quaisquer dúvidas que os formandos tenham acerca dos conteúdos do curso; · Métodos expositivo e demonstrativo (demonstração, experimentação e utilização acompanhada de programas e ferramentas de Inteligência Artificial aplicadas à Música e Didática Musical

Avaliação

Os formandos serão avaliados conforme estipulado na Carta Circular CCPFC -3/2007 CCPFC- «Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8.9 valores; Bom - de 6.5 a 7.9 valores; Regular - de 5 a 6.4 valores; Insuficiente - de 1 a 4.9 valores.» Os formandos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: 30% - Saber-estar: netiqueta, participação, pertinência e qualidade das intervenções realizadas (síncronas e assíncronas). 30% - Realização das atividades propostas (exercícios e atividades ao longo do curso com vista à exploração de ferramentas simples de IA ligadas à Música e ao Ensino da Música + trabalho final de reflexão escrita sobre o tema da inteligência artificial). 40% - Reflexão crítica final.

Bibliografia

AGRAWAL, Ajay (2020). Inteligência artificial (Harvard Business Review). Actual Editores. Lisboa.OLIVEIRA, Arlindo (2019). Inteligência Artificial. Fundação Francisco Manuel dos Santos. Lisboa.GONÇALVES, Vitor, MOREIRA, José António e CORRÊA, Ygor (2019). Educação e Tecnologias na Sociedade Digital. Whitebookss. Santo Tirso.SILVA, Séfora (2016). Ensinar e Aprender com Tecnologias na Era Digital: Um script de aportes teórico-práticos. Whitebookss. Santo Tirso.GORDON, Edwin E. (2015). Teoria de aprendizagem musical: competências, conteúdos e padrões. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa.


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 28-05-2024 (Terça-feira) 21:00 - 23:00 2:00 Online síncrona
2 31-05-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
3 03-06-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
4 05-06-2024 (Quarta-feira) 21:00 - 23:00 2:00 Online síncrona
5 06-06-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
6 07-06-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
7 12-06-2024 (Quarta-feira) 21:00 - 23:00 2:00 Online síncrona
8 13-06-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
9 17-06-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
10 19-06-2024 (Quarta-feira) 21:00 - 23:00 2:00 Online síncrona
11 20-06-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online assíncrona
12 26-06-2024 (Quarta-feira) 21:00 - 23:00 2:00 Online síncrona

INSCREVER-ME

MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM NO CONTEXTO EDUCATIVO
Preço: Associado/a: 40€ Não Associado/a: 85€ - Transferência bancária para o IBAN PT50003503550003809353096

Curso

 

25.0 horas

 

e-learning

 

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

ZOOM

Como referido por Rosário (2005), a motivação tem um papel determinante na qualidade da aprendizagem das crianças e jovens no contexto educativo. Apesar da motivação ser um processo idiossincrático, a/os educadora/es podem influenciar positivamente os padrões motivacionais da/os mesma/os e, ...
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Ref. 175T2-23-24 Inscrições abertas até 31-05-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-120977/23

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 04-06-2024

Fim: 28-06-2024

Regime: e-learning

Local: ZOOM

Formador

Vanessa Esmeralda Rodrigues Pereira

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Enquadramento

Como referido por Rosário (2005), a motivação tem um papel determinante na qualidade da aprendizagem das crianças e jovens no contexto educativo. Apesar da motivação ser um processo idiossincrático, a/os educadora/es podem influenciar positivamente os padrões motivacionais da/os mesma/os e, consequentemente, os seus comportamentos e desempenho escolar. Neste sentido, é fundamental explorar o conceito de motivação, as teorias associadas e as estratégias de autorredução da aprendizagem, a fim de desenvolver competências para entusiasmar as crianças e jovens a interessarem-se, envolverem-se e acreditarem no seu próprio percurso/caminho, sentido e propósito de vida. De facto, conseguindo direcionar a sua intenção para a ação no sentido de alcançar um determinado objetivo, as crianças e jovens apresentarão maior envolvimento escolar, sucesso e bem-estar. A exploração das abordagens cognitivas da motivação permite compreender os processos cognitivos e as variáveis de natureza cognitivo-afetiva envolvidas no processo motivacional (expetativas, atribuições, autoestima, perceções da autoeficácia, autonomia percebida, locus de causalidade, tipos de objetivos motivacionais, etc.), que determinam o comportamento motivado das pessoas nas situações de desempenho. É essencial promover processos de aprendizagem mais autónomos e autorregulados, proporcionando desta forma ainda maior escolha/autonomia, perceção de autoeficácia, envolvimento e aprendizagens mais significativas e de qualidade.

Objetivos

Caracterizar os conceitos de motivação, metacognição, autorregulação da aprendizagem e procrastinação; Explorar estratégias promotoras de comportamentos motivacionais no contexto educativo; Caracterizar a Teoria da motivação para a realização, a da atribucional da motivação e emoção, e a da Autodeterminação; Reconhecer o impacto da forma de antecipação emocional e atribuição causal, e das necessidades psicológicas na motivação intrínseca e no envolvimento escolar; Reconhecer a importância do estilo motivacional de autonomia da/os educadora/es, das competências de ajuda/comunicacionais e do feedback positivo e informativo; Valorizar a definição de objetivos orientados para aprendizagem e Concretos, Realistas e Avaliáveis no Modelo Planificação, Execução e Avaliação, e do enfoque no processo; Distinguir os tipos de conhecimento e instrução; Reconhecer a importância da modelação e da prática guiada e autónoma; Associar estratégias de autorregulação da aprendizagem e motivacionais;

Conteúdos

Sessão síncrona - Apresentação da ação de formação, dos parâmetros de avaliação, dos objetivos gerais e específicos, e do grupo de formação; Caracterização dos conceitos de motivação, metacognição, autorregulação da aprendizagem e proscratinação; Formas de aferir a motivação (escolha, persistência, esforço e rendimento); Sessão assíncrona - Questões-problemas para refletir os conteúdos; Sessão síncrona- Estratégias promotoras de comportamentos motivacionais no contexto educativo; Teoria da motivação para a realização; Impacto da forma de antecipação emocional na motivação; Teoria atribucional da motivação e emoção; Impacto da forma de atribuição causal na motivação; Sessão assíncrona - Questões-problemas para refletir os conteúdos; Sessão síncrona -Teoria da autodeterminação (Teorias das necessidades básicas e da avaliação cognitiva); Motivações intrínseca e extrínseca; Impacto das necessidades psicológicas (autonomia percebida, competência percebida e relacionamento) na motivação intrínseca; Impacto da motivação no envolvimento escolar (comportamental, cognitivo e emocional); Sessão assíncrona -Questões-problemas para refletir os conteúdos; Sessão síncrona - Importância do estilo motivacional de autonomia adotado pela/os educadora/es; Repercussões do mesmo na motivação intrínseca; Importância das competências de ajuda e comunicação facilitadoras (Respeito, afetividade, especificidade, autenticidade, autorrevelação do/a educador/a, confrontação e imediaticidade); Valorização dum relacionamento de qualidade e da adaptação às necessidades do contexto; Sessão assíncrona- Prática dos conteúdos explorados; Sessão síncrona- Impacto do feedback positivo e informativo na perceção de autoeficácia e motivação intrínseca; Importância da definição de objetivos orientados para aprendizagem e Concretos, Realistas e Avaliáveis (CRAVA) na motivação; Modelo PLEA - Planificação, Execução e Avaliação; Importância do enfoque no processo e não no resultado; Sessão assíncrona -Prática dos conteúdos explorados; Sessão síncrona - Tipos de conhecimento (declarativo, procedimental e condicional); Tipos de instrução associadas (instrução direta, modelação e prática guiada com feedback); Importância da sequência para promover a prática autónoma e a autorregulação da aprendizagem; Estádios de desenvolvimento (observação, imitação, autocontrolo e autorregulação); Sessão síncrona-Estratégias de autorregulação da aprendizagem; Associação com estratégias motivacionais; Síntese; Esclarecimento de dúvida; Avaliação do curso de formação; Conclusão da formação; Abertura em relação à próximas ações.

Metodologias

Ao longo das diferentes sessões da ação de formação de tipologia teórico-prática e principalmente prática, serão valorizadas as interações e partilhas, recorrendo aos diferentes métodos e técnicas pedagógicas, nomeadamente aos métodos interrogativo (formulação de perguntas) e ativo (tempestade de ideias, estudo de casos, jogo de papéis, trabalhos individuais e de grupo, etc.), na sala principal e nas salas em simultâneo. As reflexões de grupo também serão registadas, recorrendo à ferramentas digitais e plataformas. O recurso à vídeos facilitará, igualmente, a reflexão e a partilha no seio do grupo.

Avaliação

- Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Participação ativa na discussão /reflexão (30%) - realização das atividades práticas (30%) - Relatório final de reflexão crítica (40%) - Participação na apresentação/discussão/debate dos trabalhos realizados ao longo das sessões; - Elaboração de relatório final individual reflexivo. - De acordo com o Art. 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC- 1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente

Bibliografia

Almeida, L., Miranda, L & Guisande, M. (2008). Atribuições causais para o sucesso e fracasso escolares. Estudos de Psicologia /Campinas, 169-176;Niemiec, C. & Ryan, R. (2009). Autonomy, competence and relatedness in the classroom: Applying self-determination theory to educational practice. 7: 133. Theory and Research in Education;Reeve, J. (2013). Why teachers adopt a controlling motivating style toward students and how they can become more autonomy supportive. 44:3, 159-175. Educational Psychologist;• Rosário P. (2005). Motivação e aprendizagem – Uma rota de leitura;Fonte: Rosário et al. (2017). Manuais do Projeto MENTOR – Tutorias autorregulatórias. Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação. Escola de Psicologia. Universidade do Minho.


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-06-2024 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
2 07-06-2024 (Sexta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
3 11-06-2024 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
4 14-06-2024 (Sexta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
5 18-06-2024 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
6 21-06-2024 (Sexta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
7 25-06-2024 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
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Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Conhecer e intervir
Preço: Associado/a: 40€ Não Associado/a: 85€ - Transferência bancária para o IBAN PT50003503550003809353096

Curso

 

25.0 horas

 

e-learning

 

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

ZOOM

Nos últimos 20 anos, o nº de alunos/as com dificuldades de aprendizagem específicas (DAE) aumentou consideravelmente (Correia, 1997). Em Portugal passou de umas dezenas de milhar para mais de uma centena de milhar. Constituem mais de metade da população estudantil com NEE. No entanto, tendo em conta um ...
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Ref. 144T2-23-24 Inscrições abertas até 20-06-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-113439/21

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 21-06-2024

Fim: 16-07-2024

Regime: e-learning

Local: ZOOM

Formador

Virginia Alberta Meira Ferreira Martins

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Enquadramento

Nos últimos 20 anos, o nº de alunos/as com dificuldades de aprendizagem específicas (DAE) aumentou consideravelmente (Correia, 1997). Em Portugal passou de umas dezenas de milhar para mais de uma centena de milhar. Constituem mais de metade da população estudantil com NEE. No entanto, tendo em conta um conjunto muito variado de fatores, continuam a ser alvo de uma grande ambiguidade, entregando ao insucesso vários/as milhares de alunos/as. A expressão DAE surgiu da necessidade de identificar um vasto grupo de crianças que embora não apresentasse qualquer tipo de deficiência, apresentava problemas de aprendizagem em algumas áreas específicas. A escola e concretamente o/a professor/a, tem um papel fundamental no processo de intervenção, pois os meios privilegiados para reeducar estes/as alunos/as, passam por fornecer-lhe instrumentos diversos e alternativos na aquisição da linguagem e conhecimentos. Esta formação está pensada para ajudar o/a professor/a a adquirir os conhecimentos necessários para diferenciar uma DAE de outros problemas de aprendizagem e, ainda, dar resposta adequada ao desafio de diversificar as estratégias educativas de forma a abranger as diferentes necessidades do/as s seus/suas alunos/as.

Objetivos

Dotar os/as formandos/as das competências necessárias para: a) Caracterizar as principais características e os fundamentos neuropsicológicos e psicolinguísticos associadas às Dificuldades de Aprendizagem Específicas; b) Compreender a problemática emocional às Dificuldades de Aprendizagem Específicas e suas repercussões; c) Distinguir os principais sinais de alerta para as Dificuldades de Aprendizagem Específicas; d) Conhecer instrumentos de avaliação; d) Identificar algumas estratégias de intervenção no contexto de sala-de-aula; e) Refletir e reformular práticas pedagógicas.

Conteúdos

Apresentação 1. Introdução às Dificuldades de Aprendizagem Específicas; 2. Dislexia; 3. Disortografia, Disgrafia e Discalculia; 4. Problemática emocional; 5. Intervenção nas Dificuldades de Aprendizagem Específicas; Avaliação

Metodologias

A metodologia de trabalho privilegia um caráter teórico-prático. Ao longo das sessões, serão utilizados os métodos expositivo, interrogativo e ativo. A metodologia de trabalho é de cariz teórico-prático. A dinâmica da sessão está pensada para se partir dos conhecimentos prévios e da prática dos/as formandos/as para uma análise e exploração pormenorizada de cada tema, por forma a valorizar a aprendizagem por autodescoberta, e facilitar a aquisição e assimilação dos novos conhecimentos no processo de ensino-aprendizagem. Paralelamente à formulação de perguntas orais e escritas, e à exposição de conteúdos, haverá sempre lugar à realização de exercícios/trabalhos em grupo ou individuais, dinâmicas de grupo e discussão de casos. Assim, iremos fomentar o trabalho e crescimento individual, mas também o trabalho colaborativo e cooperante, com o propósito de partilhar e ampliar conhecimentos, adquirir competências e desenvolver atitudes positivas face às temáticas abordadas.

Avaliação

- Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Participação das atividades práticas (30%) - Realização das atividades (30%) - Relatório final de reflexão crítica (40%) - De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente

Bibliografia

Alegria, J., Leybaert, J. & Mousty, P. (1997). Aquisição de leitura e distúrbios associados. Avaliação, tratamento e teoria. In. Grégoire, J. & Piérat, B. (Eds.). Avaliação dos problemas de leitura: Os novos modelos teóricos e as suas implicações diagnósticas (pp. 105-124). Porto Alegre, RS: Artes Médicas.Antunes, N. L. (2009). Mal-entendidos. Lisboa: Verso de Kapa.Ribeiro, F. (2008). A Criança Disléxica e a Escola. Porto: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.- Correia, L. M. (1997). Alunos com Necessidades Educativas Especiais nas Classes Regulares. Porto: Porto Editora.Correia, L. M. (2004). Problematização das dificuldades de aprendizagem nas necessidades educativas especiais, Análise Psicológica, 22 (2).


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 21-06-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 26-06-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 27-06-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
4 02-07-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
5 09-07-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
6 15-07-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
7 16-07-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona

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